Palmeiras vira jogo a 5 segundos do fim e mantém aproveitamento perfeito

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A noite de quarta feira, 30, teve um duelo especial pelo Campeonato Paulista Feminino de Futsal. O líder Jaguaré/Palmeiras/Osasco/UniSantana recebeu o Kurdana/Cotia, equipe de segundo melhor aproveitamento até então, no ginásio Geodésico, em Osasco. O público presente não era tão grande, mas quem foi pôde presenciar um belo espetáculo, com um vitória alviverde por 2x1 que só saiu a 5 segundos do término da partida.

Esperando uma partida muito complicada, a treinadora do Cotia, Andressa, já prometia um belo confrontro: "A equipe deles é a melhor do campeonato, superior a todas as outras, mas viemos até aqui para tentar fazer um jogo de igual para igual". Com a bola rolando, belas trocas de passes de ambos os lados e um equilíbrio de forças. O time da casa apresentava muitas dificuldades de fugir da marcação individual em meia quadra imposta pelas adversárias que tentavam surpreender no contra-ataque.


A primeira parte continuou equilibrada e de bom futebol, mas as melhores chances só apareceram nos minutos finais. O time de Cotia cresceu em quadra e duas jogadores de nomes parecidos começaram a se destacar: a camisa 13 Arine que comandava o time em quadra e a 11, Aline, que chegou duas vezes com perigo ao gol adversário, mas parou nas mãos da goleira Catiela. A equipe da casa mostrava dificuldades para aguentar a pressão, mas conseguiu segurar o empate sem gols.

Na volta do intervalo, o técnico alviverde Jaci Filho clamava por paciência: "É difícil fugir dessa marcação meia quadra, mas temos que trocar passes com calma para consguirmos a vantagem". Com a bola rolando, duas boas chances surgiram logo de cara, com Arine pelo Cotia, após recuperar a bola no campo ofensivo, e com Pamela pelo Palmeiras, no contra-ataque.

O zero só saiu do placar aos 8 minutos da segunda etapa. A cotiana Aline chutou de longe, Taiane tentou bloquear, mas a bola desviou e matou a goleira Catiela. A equipe da casa sentiu o golpe e quase tomou mais um após um erro na saída de bola. Do banco, Jaci Filho pedia calma e logo sua equipe retomou a posse de bola e partiu em busca do empate.


Enfrentando um time totalmente recuado, a equpe alviverde teve de apelar para o goleiro-linha, com Samia. A estratégia demorou a surtir efeito e quase resultou o segundo gol de Aline em chute por cobertura que acertou a trave. Preocupado, Jaci Filho parou o jogo para acertar a formação ofensiva e teve sucesso. Segundos após a paralisação, faltando menos de 4 minutos para o término da partida, Cilene recebeu a bola livre e chutou de longe para deixar tudo igual no placar.

Com o empate, o Cotia voltou a sair para o ataque e o Palmeiras abandonou a formação com goleiro-linha. O jogo seguiu movimentado e quando tudo apontava para o 1x1 a equipe da casa voltou a mostrar sua força. Cilene disparou em contra-ataque rápido e chutou para marcar seu segundo gol no jogo e decretar o resultado.

O clima após o apito final era claramente diferente para cada treinador. Alegre, Jaci Filho ressaltou a paciência que seu time soube ter: "Com um time fechado, o time de Cotia dificultou muito a partida e só conseguimos entrar na defesa delas com calma. Foi um resultado muito valioso para gente por causa dessas dificuldades". Desolada, Andressa admitiu que não imaginava vencer a partida: "Nós não viemos aqui buscar os três pontos, mas dói muito perder faltando 5 segundos. Antes perder de 4x0 do que assim. Mas fico animada por ver que viemos aqui e demos muito trabalho para elas, ver que precsaram mudar o esquema, por goleiro linha para poder fazer gol."

* FOTOS DE YURI GONZAGA

FICHA TÉCNICA
Palmeiras/Jaguaré/Osasco/UniSantana 2 x 1 Kurdana/Cotia

Local: Ginásio Geodésico

Data: 30 de setembro de 2009, sábado

Horário: 20h

Cartões amarelos:

PALMEIRAS: Gláucia

Gols:

PALMEIRAS: Cilene aos 16 e aos 19 do segundo tempo

ARUJÁ: Aline aos 8 do segundo tempo

0 comentários: